Por que aprender idiomas muda você?

Aprender línguas depende de muita determinação. Muito foco. Não é nada fácil. Para que você comece a ter uma conversa com alguém em alguma outra língua leva muito tempo, alguns anos na verdade. Mas será que dentro desse meu cotidiano tão corrido consigo aprender novas línguas? Sim, você consegue! Sabemos bem como é não ter muito tempo mas a grande questão é que se você tiver vontade de aprender, você encontrará um tempo livre para tal. Nós adoramos línguas. Achamos realmente que elas mudam as nossas viagens. Por exemplo, muito diferente é sua experiência em um país se você fala a língua nativa ou o inglês. É claro que você não terá a obrigação de aprender todas as línguas e que o inglês vai te dar uma boa força, mas quem sabe começar aquele francês que você sempre teve vontade de aprender? Quem sabe da próxima vez que for para Roma para comer pizza você não possa fazer seu pedido em italiano? Garantimos que a interação com o povo local é muito diferente. E além do mais você estará sempre se desafiando ao tentar conversar com as pessoas em uma língua de que você não tem domínio total. E é assim que você vai aprendendo mais e mais e mais…

O aspecto mais legal de uma viagem para nós são as pessoas. Conversar com elas, conviver com elas, entendê-las. E é aí que as línguas podem mudar você. O fato é que não é sempre que as pessoas com as quais você conviver vão saber falar inglês. Às vezes até sabem, mas muito pouco. O insuficiente para manter uma conversa de mais de 2 minutos. Sabendo a língua local você pode conhecer melhor como é sua vida, o que gosta de fazer, o que pensa sobre o mundo. Quando fomos a Paris, tentamos ao máximo falar tudo em francês e sentimos que a comunicação com as pessoas foi mais proveitosa . Era muito boa a sensação de poder falar abertamente com todos os tipos de pessoas de todas as idades. Nos outros países como Itália e Alemanha (onde tínhamos que falar inglês) sentimos que a comunicação foi mais difícil, o que impossibilitou uma maior interação com aquelas pessoas. Pessoas que tinham tanto a nos dizer…

Aprender línguas é desafiar-se. Como já dissemos anteriormente não é nada fácil. Porém o resultado final é gratificante. Além disso pode ser uma forma de você fugir um pouco do cotidiano cansativo e se desenvolver como pessoa. Sobretudo, conhecer línguas te dá um “conhecimento de mundo” inigualável, que poucos têm o prazer de ter. Além disso sinto que quando falo outro idioma incorporo um personagem: com outro sotaque, outra linguagem corporal, com outras emoções. E é nesses momentos que a gente “troca a roupa da alma” e percebe que há um mundo inteiro lá fora que vai muito além da janela do nosso quarto. E o quão abençoados somos por poder explorá-lo da maneira mais intensa possível.

Ah, eu já ia esquecendo… Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais

Facebook: www.facebook.com/filosofiadeviajante 

Instagram: www.instagram.com/blogfilosofiadeviajante

Pinterest: br.pinterest.com/fdeviajante/pins (temos uma galeria de fotos super especial esperando por você)

Gostou? Quer nos contar sua experiência de viagem? Deixe um comentário!