Post inaugural da sessão Culinária do Mundo: Receita da “Vera Pizza Napoletana”

Nós amamos comida italiana. Muito. A pizza então…Nem se fala! Hoje então iremos ensinar você, amigo viajante, a fazê-la em sua casa (ou em qualquer outro lugar) considerando algumas limitações de ingredientes e espaço.

Receita:

Os ingredientes:

Os ingredientes para fazer a massa da pizza napoletana são (rende 2 pizzas);

Água: 200 ml

Sal: 10g (2 colheres de café)

Fermento: 0,6g

Farinha: 380g

A preparação: 

Misture a farinha, água, sal e fermento. Coloque um litro de água na batedeira, dissolva 10-11g de sal  e adicione 10% da quantidade total prevista de farinha. Em seguida, adicione 0,6g de fermento biológico. Ligue a batedeira e adicione gradualmente o resto da farinha até atingir a consistência desejada.Este processo deve demorar 10 minutos.Subsequentemente, a massa deve ser colocada  por 20 minutos na batedeira a baixa velocidade.

A fermentação:

Cortando a massa em dois “blocos”

Nesse momento faz-se uma primeira fermentação de cerca de 2 horas, a qual se segue do “estágio do corte da pasta” com o intuito de criar dois “blocos” de massa para que você possa utilizá-los para as duas pizzas. Continue a fermentação dentro de um recipiente durante cerca de 6 horas a uma temperatura de cerca de 25 ° C.

Esticando a pizza:

Esticando a massa da pizza
Esticar até adquirir o formato que você quer

Deve-se esticar a massa com movimentos que vão do centro para fora, pressionando-a com os dedos de ambas as mãos. Deve-se realizar esses movimentos várias e várias vezes.

Os condimentos:

Molho de tomate caseiro
Quejo (não bem italiano, mas tudo bem kkk)

A verdadeira pizza napolitana usa produtos frescos do campo. Como muitas vezes não é possível, faça questão de colocar azeite de oliva extravirgem ou mozzarella. Nós escolhemos colocar na pizza um molho de tomate caseiro feito com tomates frescos e queijo ralado (infelizmente não tão fresco quanto desejávamos).

——

Leia mais: Uma ida ao supermercado em Roma

——

O molho:

Pegue três tomates, corte-os no meio e retire todo o seu conteúdo interno (sementes, água). Coloque-os em uma panela e regue-os com bastante azeite de oliva. Quando eles já tiverem soltado um pouco de água, desligue o fogo e coloque todo o conteúdo da panela em um liquidificador. Bata-os até que se forme um molho espesso. Desligue o liquidificador e despeje o molho novamente na panela.Em fogo baixo, coloque mais um pouco de azeite, misture tudo e o seu molho estará pronto!

O cozimento:

Massa pré-cozida
Massa recheada antes de assar
A pizza pronta!

O ideal é cozinhar em forno a lenha numa temperatura de cerca de 430-480 C°. Com estas temperaturas, é suficiente inserir a pizza durante 60-90 segundos. Dessa forma a pizza irá cozinhar de uma forma uniforme ao longo de toda a sua superfície. Mas se você com nós não tem um forno a lenha em casa você pode pré-cozinhar a massa por 5 minutos a 280 C° e depois recheá-la e levá-la novamente ao forno por mais 10 minutos na mesma temperatura.

De qualquer jeito tente deixar a pizza o mais fresca e “clean” possível. Não coloque muitos ingredientes na pizza, mas escolha com muito rigor os ingredientes que for utilizar. Assim você estará bem mais perto de fazer uma pizza nos moldes italianos.

Gostou? Quer nos contar sua experiência de viagem? Deixe um comentário!