Ficamos apenas um dia na capital da Bélgica, assumimos que foi pouco tempo. Mas algo que aproveitamos demais enquanto estávamos lá foram os chocolates. E não é difícil fazer isso não. Há muitas e muitas chocolatarias no centro turístico da cidade. Lá se leva a produção de chocolates muito a sério. Fomos, dessa maneira, verificar porque os chocolates belgas são tão famosos em todo o mundo. Visitamos as lojas mais tradicionais da cidade:
GODIVA

Há simplesmente 6 lojas na cidade. Escolha o lugar que mais lhe agradar. Nós fomos na “Les Galeries Royales Saint-Hubert”, uma espécie de shopping center com muitas e muitas lojas de chocolate (seria esse o sinônimo de “paraíso na terra”?). Lá todas essas lojas que lhe recomendaremos estarão concentradas em um só espaço. Na Godiva nós recomendamos que você pegue um chocolate quente e as trufas, além de chocolates que tenham um sabor que lhe agrade. Não hesite em pedir para experimentar os chocolates. Não corra o risco de sair com um chocolate que não lhe agrade! A Godiva é uma das maiores redes belgas de chocolates e das quatro lojas a que fomos, essa foi a melhor.
LEONIDAS

Há nada mais nada menos que 20 lojas na cidade. Portanto não será nem um pouco difícil comprar seus chocolates. A Leonidas não possui loja na “Les Galeries Royales Saint-Hubert”, então você vai ter que comprar em uma loja na rua mesmo. Para nós, o chocolate de lá, apesar de bom, perdeu para os outros que experimentamos. O gosto era menos intenso e marcante. As trufas eram deliciosas. Tomamos um chocolate quente da Leonidas e consideramos a bebida ruim (para os padrões belgas, é claro). Mas vale muito a pena experimentar durante seu “tour do chocolate”.
PIERRE MARCOLINI
Há três lojas em Bruxelas. Tomamos somente um chocolate quente nesta chocolataria. Simplesmente delicioso! O ambiente também era bem mais refinado que o ambiente das outras chocolatarias. É um pouco mais “gourmet”, diríamos. Verificamos que na loja também havia macarons lindíssimos, mas não experimentamos. Vale muito a pena a parada para tomar um chocolate quente com um macaron ou uma trufa.
NEUHAUS


Essa marca possui 12 lojas espalhadas pela região central de Bruxelas. Tivemos a oportunidade de visitá-la na “Les Galeries Royales Saint-Hubert” e, além de comprarmos trufas e chocolates, tomamos um chocolate quente feito no “atelier” da chocolataria. Lá vimos uma fonte de chocolate derretido (acho que isso confirma que lá é o paraíso, né?) em que os funcionários misturavam ao leite e faziam seu chocolate quente. Uma delícia de bebida! Vale a pena passar nesse “atelier”, logo ao lado da loja propriamente dita. As trufas e chocolates da loja perdem um pouco para a “Godiva”, mas mesmo assim são muito deliciosos e cremosos!
Qual foi o melhor chocolate para nós? Godiva
E o “pior”? Leonidas
Qual foi o melhor chocolate quente? Do atelier da Neuhaus, nas Galeries Saint-Hubert
E o “pior”? Leonidas
No geral os preços das lojas não variaram tanto. Comprávamos algumas trufas e chocolates e costumava dar €7,8. É bom destacar que lá os chocolates costumam vir com recheio. E por isso eles costumam ter sabor mais intenso que os chocolates brasileiros. Peça para experimentar! Eles não costumam se incomodar com isso, não. Também tente experimentar diversos sabores e comparar os lugares entre si. Eduque seu paladar para comer chocolate (cá entre nós, isso não é nem um pouco difícil). E, sobretudo, divirta-se!

Ah, eu já ia esquecendo… Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais
Facebook: www.facebook.com/filosofiadeviajante
Instagram: www.instagram.com/blogfilosofiadeviajante
Pinterest: br.pinterest.com/fdeviajante/pins (temos uma galeria de fotos super especial esperando por você)