Dia 1- Centro Histórico de Lima


Comece o seu dia pela Plaza de Armas ou Plaza Mayor, a mais conhecida e turística por ter sido o local onde Francisco Pizarro fundou a cidade de Lima, em 1535. Nela também ocorreram outros eventos históricos importantes, como a primeira tourada, a execução de condenados pela Inquisição espanhola e a declaração de independência do Peru em 1821.

Nela visite a Catedral de Lima, cujos horários de visitação vão de segunda a sexta, das 9h às 17h e nos sábados das 10h às 13h. Essa Igreja é importante porque abriga o corpo de Pizarro, conquistador espanhol que deixou marcas importantes na história dos peruanos. A visita a essa Catedral te dá direito de visitar um museu com várias relíquias dos tempos coloniais. Com 30 soles você pode conhecer não só a Catedral, mas também o Palácio Episcopal, que é uma construção de uma riquíssima arquitetura e que também possui um museu.

Não deixe de visitar também o Palacio de Gobierno (onde o presidente em tese moraria, mas em realidade ele mora no bairro de San Isidro), remodelado após um incêndio e inaugurado em 1938. Para reservar uma visitação é preciso telefonar para o 01 311 3900, os horários são restritos. Nesse palácio ocorre diariamente a troca da guarda, sempre às 11:45, por isso se estiver pela região nesse horário, não deixe de prestigiar 😉
Também vale a pena parar para ver o Palacio Arzobispal de Lima, que é a casa do arcebispo de Lima e a sede administrativa da Arquidiocese da cidade. Foi reconstruído em 1924 e possui uma fachada em estilo típico mouro.
Aproveite para visitar a Casa de Aliaga, considerada a moradia mais antiga das Américas, que é da mesma família há 17 gerações. As visitas são guiadas e precisam ser reservadas online, e um guia é exigido. O custo do passeio é S/30 e o horário de visitação é das 9:30 às 17h.
Em seguida, visite dois conventos muito importantes da cidade: Santo Domingo e San Francisco. Os dois conventos são visitados através de tours guiados que incluem visitas às igrejas, às torres, aos claustros, aos museus e às catacumbas.


No Convento de Santo Domingo o valor do ingresso é de S/5 para adultos não-estudantes e de S/3 para estudantes. As visitas guiadas ocorrem diariamente das 08:30 às 17:30 e, na primeira sexta de cada mês, há visitas noturnas, das 19h às 21h.



Já no Convento de San Francisco (chamado oficialmente de Conjunto Monumental San Francisco de Lima), o valor do ingresso é de S/10 para adultos não-estudantes e de S/5 para estudantes, e as visitas ocorrem das 09h às 20:15.
Se te interessar, perto do Centro de Lima há o clássico bairro chinês. Uma passeada pelas ruas e você avistará construções de estilo oriental, restaurantes de comida asiática e letreiros em mandarim. Os restaurantes chineses no Peru são chamados de “chifa”, e são uma boa opção para comer barato!

Já se você gostar de futebol, visite o Estádio Nacional do Peru, casa dos jogos da Seleção Peruana. Se quiser fazer visitas ao Museu Olimpico dentro dele, você precisa realizar uma reserva por telefone. Mais informações no site: www.museolimpico.pe.



Dia 2 – Miraflores, San Isidro e Barranco




Comece o dia caminhando pelo Malecón (beira-mar) de Miraflores, que é uma das áreas mais bonitas e luxuosas da capital peruana. Pare nos parques e jardins que estão no caminho, como o Parque John Kennedy, o Faro La Marina e o Parque del Amor, que lembra muito o Parc Guell de Barcelona. Uma boa dica é alugar uma bicicleta (tem uma estação perto do Larcomar). Aproveite para comer com uma belíssima vista para o Oceano Pacifico no Shopping Larcomar, famoso pelas lojas de marca e por seu visual estonteante.



Além de Miraflores, o distrito de San Isidro também se destaca pelo silêncio e pela harmonia de sua urbanização, contrapondo-se a outros distritos de Lima que são mais caóticos, como Rímac e Surquillos. O bairro não possui grandes atrações, mas você pode passear pelo charmoso bosque El Olívar (repleto de oliveiras, algumas centenárias!) e pelo sítio arqueológico Huaca Huallamarca. Passeio perfeito para sair um pouco daquela loucura de alguns distritos de Lima (se você pensa que o trânsito de SP é ruim…) e relaxar.





Esse post te ajudou? Tem alguma dúvida? Então escreva nos comentários abaixo 😉
Ah, eu já ia esquecendo… Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais
Facebook: www.facebook.com/filosofiadeviajante
Instagram: www.instagram.com/blogfilosofiadeviajante
Pinterest: br.pinterest.com/fdeviajante/pins (temos uma galeria de fotos super especial esperando por você)