Um guia completo das incríveis praias de Bombinhas

Bombinhas é um dos destinos de verão mais famosos de Santa Catarina e do Brasil. Conhecida como a capital do Mergulho Ecológico, a cidade possui uma infinidade de praias e trilhas a serem exploradas. Desde lugares ideiais para mergulho até a praias ideias para a prática do surf, a diversidade dessa região é inigualável. Bora conhecer cada uma dessas praias tão incríveis?

Praia de Bombas

Praia de Bombas

O nome da praia se dá pelo som que as ondas produzem, mas Bombas nem sempre é muito agitada. Tudo depende de como se comportam os ventos.

Características da praia: Suas águas em geral são calmas, com pequenas ondas. Há bastante movimento durante todo o verão. Para quem gosta de uma praia mais reservada, essa talvez não seja a melhor opção. O canto direito da praia é impróprio para banho, mas dá acesso à linda Praia do Ribeiro.

Localização: É a primeira praia do município. Seu acesso é pela SC 412, que liga a cidade de Porto Belo a Bombinhas, direto pela avenida Leopoldo Zarling, a principal via do bairro de Bombas.

Infra-estrutura: A avenida principal, que está de frente à Praia de Bombas (Av. Leopoldo Zarling), possui tudo que alguém necessita para uma temporada na praia. Supermercados, quiosques, postos de gasolina, lojas de roupas, farmácias, hotéis… Quem fica nos arredores de Bombas não fica na mão.

Praia do Ribeiro

Praia do Ribeiro

Características da praia: É uma praia pequena, com apenas 120 metros de extensão. Possui águas tranquilas e transparentes, lindas de se ver em dias de bastante sol. Em algumas épocas do ano é possível avistar tartarugas nadando junto ao costão. Também dá para praticar snorkeling aqui. Para quem gosta de uma praia mais reservada e com menos gente, essa pode ser uma boa opção.

Localização: Acesso se dá por meio de uma trilha que começa no canto direito da Praia de Bombas. A trilha é rápida (em torno de 5 a 10 minutos) e de nível fácil.

Infra-estrutura: A infra-estrutura é bem pequena. Antigamente não tinha absolutamente nada. Agora em dezembro de 2017 vimos um vendedor ambulante vendendo insumos básicos no final dessa praia. Mas nada além disso.

Praia de Bombinhas

Centro de Bombinhas
Praia de Bombinhas

Características da praia: Possui 1.227 metros de extensão. A pouca quantidade de ondas favorece a presença de crianças na água. No verão, é difícil até encontrar um lugar na areia. A praia lota, como a de Bombas. Nessa praia estão localizadas as principais escolas e operadoras de mergulho autônomo, com saídas diárias para os costões da península e na parte sul da Ilha do Arvoredo.

Localização: Seguindo pela Avenida Leopoldo Zarling em Bombas, ao atravessar a ponte do Rio da Barra, a avenida já recebe o nome de Vereador Manoel José dos Santos, que conduz diretamente ao centro de Bombinhas. O acesso também pode ser feito a partir da Praia do Mariscal, pela estrada do Morro do Mariscal.

Infra-estrutura: A melhor possível. Até porque é de frente a essa praia que está o Centro da cidade de Bombinhas. Na sua avenida principal (Vereador Manoel José dos Santos), encontram-se supermercados, farmácias, quiosques, restaurantes, pousadas para todos os bolsos…. Recomendo que você vá no Baiúca e tome um suco ou coma uma tigela de açaí com frutas. Os preços são justos e os sucos deliciosos. Vale super a pena o custo-benefício!

Praia do Trapiche (ou Prainha)

Praia do Trapiche (ou Prainha)

Características da praia: Prainha é onde se localiza o trapiche, de onde partem barcos de passeio e barcos das escolas de mergulho. É uma praia bem pequena e de águas calmas.

Localização: O acesso a esta praia a pé se dá pela passarela que tem início no costão direito da Praia de Bombinhas. Já o acesso por automóvel pode ser feito pela Rua Sardinha, ao final da Av. Ver. Manoel José dos Santos, ou pela Rua das Garoupas, 500 metros após o término da avenida.

Infra-estrutura: É tímida e é um dos pontos de onde saem os passeios de barco pirata. Também possui uns quiosques e pousadas próximos. Apesar disso, fica muito perto da Avenida principal de Bombinhas, que possui tudo o que você porventura possa precisar.

Praia do Embrulho

Praia do Embrulho

Foi chamada assim por sua característica de praia de tombo, que provocava alguns incidentes, “embrulhando” nativos que descarregavam mercadorias das embarcações por ali.

Características da praia: A Praia do Embrulho, ao lado da Prainha, é tranquila e possui uma vista lindíssima das embarcações e da baía de Bombas.

Localização: O acesso a esta praia, a pé, se dá pela passarela que tem início no costão direito da Praia de Bombinhas. Já o acesso por automóvel pode ser feito pela Rua Sardinha, ao final da Av. Ver. Manoel José dos Santos, ou pela Rua das Garoupas, 500 metros após o término da avenida. É logo depois da Praia do Trapiche (ou Prainha).

Infra-estrutura: Não possui bares ou quiosques, somente construções à beira da praia. Mas também é perto do Centro de Bombinhas.

Praia da Lagoinha

Praia da Lagoinha

Características da praia: Possui águas calmas e um montão de peixinhos. É uma das praias mais adequadas para praticar snorkeling, especialmente nos dias de melhor visibilidade na água.

Localização: O acesso a estas praias, a pé, se dá pela passarela que tem início no costão direito da Praia de Bombinhas. Já o acesso por automóvel pode ser feito pela Rua Sardinha, ao final da Av. Ver. Manoel José dos Santos, ou pela Rua das Garoupas, 500 metros após o término da avenida. É logo depois da Praia do Embrulho.

Infra-estrutura: Também é tímida e se resume a um bar e quiosque perto da praia. Mesmo assim, é perto de toda a infra-estrutura do Centro de Bombinhas.

Praia da Sepultura

Praia da Sepultura

Segundo alguns moradores, a praia passou a ser chamada assim pela existência da sepultura de um escravo, que teria sido morto em 1940, após uma briga no local.

Características da praia: Possui águas transparentes e sem ondas, muito boas para quem quer praticar o snorkeling. Possui aproximadamente 95 metros de extensão de areia. Na praia também há uma trilha (Trilha da Sepultura), que leva à Piscina Natural da Sepultura. A trilha tem uma vista para a Praia de Bombinhas e seu final contempla toda a beleza da região em um costão de frente para Bombinhas.

Localização: Caminhando, o acesso pode ser feito pelo costão direito da Praia de Bombinhas, passando pela Praia do Trapiche (ou Prainha), Embrulho e Lagoinha. O acesso por veículos é feito pela Rua das Garoupas, continuação da Av. Ver. Manoel José dos Santos, até um estacionamento particular. Dali, chega-se à praia a pé, através de um caminho de 200m.

Infra-estrutura: Há uma empresa de aluguel de caiaques e umas propriedades particulares. Apesar disso, é bem perto da Praia de Bombinhas e da Praia do Retiro dos Padres, que já possuem melhor estrutura turística.

Praia da Miséria

Praia da Miséria (lá atrás, a Praia da Sepultura)

Características da praia: É uma praia com águas claras e com pouca gente (quando fomos não tinha ninguém). Possui 18,3m de extensão que só são expostos em condições de maré baixa.

Localização: Chega-se pelo mesmo caminho da Praia da Sepultura. Há uma placa sinalizando à direita para a Sepultura e à frente para a Praia da Miséria (você deve descer alguns degraus para chegar nela)

Infra-estrutura: Não há. É uma praia praticamente deserta, em meio às pedras.

Praia do Retiro dos Padres e dos Ingleses

Praia do Retiro dos Padres
Praia dos Ingleses. Acesso por uma trilha de 5min no canto direito do Retiro dos Padres.

Na metade do século XIX, um navio inglês ficou avariado no local. O fato atiçou a curiosidade dos moradores, pois nunca haviam visto um inglês de verdade. Com isso, a praia ficou conhecida como Praia dos Ingleses.

Em 1967, a praia foi adquirida pelos padres salesianos de Itajaí, que construíram no local uma casa de retiro espiritual, o que deu o outro nome à praia.

Características da praia: A Praia do Retiro dos Padres possui vários trechos de Mata Atlântica nativa e a faixa de areia é bem arborizada, proporcionando sombras ao longo de toda a sua extensão. As suas ondas são mais suaves e o mar é cristalino.

Localização: O acesso à praia se dá também pela Av. Manoel José dos Santos, no Centro de Bombinhas, seguindo até o final da Rua das Garoupas, logo após o acesso à praia da Sepultura.

Infra-estrutura: Possui uma infra-estrutura um pouco melhor que a vizinha Sepultura e Miséria. Possui alguns restaurantes e quiosques próximos à beira da praia. Também possui um camping para os que gostam de acampar.

Praia Canto Grande (Mar de dentro)

Praia de Canto Grande (Mar de Dentro)

Características da praia: É uma praia de pescadores, sendo portanto imprópria para banhos. É nessa praia que começam as trilhas do Morro do Macaco e da Tainha.

Localização: Um acesso é pelo Centro de Bombinhas, seguindo a Av. Ver. Manoel José dos Santos até a Rua Salmão, seguindo-se por esta até quase o seu final, quando se toma a direção ao morro do Mariscal pela segunda rua à direita. Outro acesso é pela Avenida Falcão, que liga a praia de Bombas à Praia de Zimbros. Na terceira rotatória no Bairro de Zimbros, basta seguir à esquerda, na Rua Maracujá, que em poucos quilômetros muda o nome para Av. Girassol. Dali, segue-se até a Rua Canela, que liga a bairro Canto Grande (Mar de Dentro) com a Praia de Mariscal.

Infra-estrutura: Possui uma boa infra-estrutura, com restaurantes para todos os gostos, mercados, lojas, sorveterias…Ao lado da entrada para a trilha do Morro do Macaco e para a Trilha da Tainha há um quiosque com petiscos e bebidas.

Praia de Zimbros

Características da praia: Suas águas calmas e com poucas ondas são boas para a prática de esportes náuticos, como a vela e o esqui. No canto direito da Praia está a Área  da Costeira de Zimbros, que abriga grande diversidade de flora e fauna de Mata Atlântica e possui dez praias desertas, como as do Cardoso, Lagoa, Triste e Vermelha. Possui extensão aproximada de 2 km. Por vezes é descrita pelos visitantes como uma praia bucólica.

Localização: Seu acesso é pela Avenida Falcão em Bombas até chegando na rotatória do bairro de Zimbros, quando deve-se seguir em diante pela Rua das Garças e depois a Avenida Rio Tapajós.

Infra-estrutura: É bem completa, com bares, restaurantes e quiosques que servem petiscos, pratos e bebidas. Também possui mercados, sorveterias e farmácias. É possível fazer tudo o que se precisa ali por perto.

Praia da Conceição

Praia da Conceição

Características da praia: Possui 453m de extensão. Possui águas calmas, limpas e transparentes. No canto direito da praia é possível encontrar uma piscina natural entre as rochas.

Localização: Deve-se seguir até o Canto Grande Mar de Fora pela Rua Jequitibá. Em seguida virar a direita, pela estrada à beira-mar. Ao passar pela Ilhota, chega-se às areias da Conceição.

Infra-estrutura: Conta com bares, restaurantes, quiosques e locais para aluguel de stand-up e snorkel.

Praia Canto Grande (Mar de fora)

Praia do Canto Grande (Mar de Fora)

Características da praia: O Mar de Fora é de águas mais agitadas, com ondas propícias para o surf. Possui 3.831m de extensão.

Localização: Um dos acessos é pelo Centro de Bombinhas, seguindo a Av. Ver. Manoel José dos Santos até a na Rua Salmão, seguindo-se por esta até quase o seu final, quando se toma a direção ao morro do Mariscal pela segunda rua à direita. No topo do morro, é possível ter uma vista do Mariscal e do Canto Grande. Outro acesso é pela Avenida Falcão, que liga a praia de Bombas a Praia de Zimbros. Na terceira rotatória no Bairro de Zimbros, basta seguir à esquerda, na Rua Maracujá, que em poucos quilômetros muda o nome para Av. Girassol. Dali, segue-se até a Rua Canela, que liga a bairro Canto Grande (Mar de Dentro) com a Praia de Mariscal. Fica logo ao lado da Praia da Conceição, divididas apenas por uma formação rochosa (chamada de Ilhota).

Infra-estrutura: Possui boa infra-estrutura, com restaurantes e quiosques por toda a extensão da praia.

Praia do Mariscal

Praia do Mariscal

Características da praia: A Praia de Mariscal, com 204,5m de extensão, possui areia branca e águas cristalinas. Quando fomos, toda a extensão da praia estava com bandeiras vermelhas, devido às fortes ondas e aos buracos.

Localização: Um dos acessos é pelo Centro de Bombinhas, seguindo a Av. Ver. Manoel José dos Santos até a na Rua Salmão, seguindo-se por esta até quase o seu final, quando se toma a direção ao morro do Mariscal pela segunda rua à direita. Outro acesso é pela Avenida Falcão, que liga a praia de Bombas a Praia de Zimbros. Na terceira rotatória no Bairro de Zimbros, basta seguir à esquerda, na Rua Maracujá, que em poucos quilômetros muda o nome para Av. Girassol. Dali, segue-se até a Rua Canela, que liga a bairro Canto Grande (Mar de Dentro) com a Praia de Mariscal.

Infra-estrutura: É mais tímida que a da vizinha Canto Grande. Mariscal  é uma das poucas praias de Bombinhas que possui uma estrutura quase que exclusivamente residencial.

Praia do Atalaia

Praia do Atalaia

Características da praia: O mar dessa praia é mais agitado, com ondas e águas cristalinas, propício para um banho de mar e para a prática de esportes. Possui, aproximadamente, 240m de extensão.

Localização: É possível acessar a praia pela Pousada Atalaia, que é a única construção da praia, ou acessar por trilha, através de um costão de pedras localizado no final da Praia do Mariscal (nível médio – 5 a 10 minutos de duração). 

Infra-estrutura: Possui somente uma pousada, chamada Pousada Atalaia.

Praia de Quatro Ilhas

Praia de 4 ilhas

O seu nome deve-se às quatro ilhas próximas da praia. Uma delas, a Ilha do Macuco, próxima ao continente. As outras três, Ilha das Galés, Deserta e Arvoredo, compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

Características da praia: Possui 1 km de extensão. Apresenta águas claras, com ondas ideais para a prática do surf. Em dias de menos vento, possui águas calmas, confortáveis para um banho de mar.

Localização: Para chegar, é necessário atravessar o centro de Bombinhas, pela Av. Ver. Manoel José dos Santos, entrando na rua Salmão, para, logo depois, ingressar na Rua Ilha das Galés, que dá acesso à praia.

Infra-estrutura: Possui uma boa infra-estrutura, com a presença de várias pousadas, apartamentos para alugar e restaurantes/quiosques. Tem até um pub lá! Visitamos esse pub (o nome dele é Long Rest) que fica bem de frente pra praia e possui ótimas cervejas artesanais e lanches deliciosos! Comemos uma porção de polenta frita aos quatro queijos que estava de lamber os beiços e trocamos uma ideia com os donos, Fernando e Cláudia! Ô coisa boa!

Praia da Tainha

Características da praia:  Suas águas são claras e calmas e têm tons de verde e azul, atraindo mergulhadores e quem gosta de um mar tranquilo. Seu nome se origina do fato de a praia da Tainha ser o lugar perfeito para a pesca desse peixe. Possui cerca de 200 metros de extensão.

Localização: Seu acesso é feito por uma estrada não pavimentada, a partir da Praia da Conceição. Ao longo da estrada há um museu e mirante natural ECO 360, que possibilita uma vista da Baía de Zimbros e Mariscal. Ou dá para se acessar por trilha, a qual começa no mesmo ponto que a famosa Trilha do Morro do Macaco (ambas iniciam em um entrada na Praia de Canto Grande – Mar de Dentro)

Infra-estrutura: É tímida. Possui somente alguns quiosques e restaurantes próximos da praia. Portanto, se for passar o dia nessa praia, planeje-se bem, até porque ela é mais isolada do que as outras praias da região.

E ainda há mais praias (as quais não visitamos): Praia Vermelha, Praia do Cardoso, Praia da Lagoa, Praia Triste (fazem parte da Trilha da Costeira de Zimbros) e outras praias que ficam no caminho das trilhas da Tainha e da Sepultura.

E aí? Gostou das dicas? Deixe um comentário para a gente 😉

Ah, eu já ia esquecendo… Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais

Facebook: www.facebook.com/filosofiadeviajante 

Instagram: www.instagram.com/blogfilosofiadeviajante

Pinterest: br.pinterest.com/fdeviajante/pins (tem uma galeria de fotos especial lá)

Gostou? Quer nos contar sua experiência de viagem? Deixe um comentário!