Como ir dos aeroportos de Washington, DC para o centro (e vice-versa)

Esse post é um guia para ajudá-lo em sua chegada/saída de qualquer um dos aeroportos que servem a capital americana. Para melhor aproveitá-lo, veja as seguintes recomendações:
– Procure o título que lhe interessa, ou seja, aquele referente ao aeroporto que você irá utilizar (DCA, IAD ou BWI). Lá, você irá encontrar informações sobre os mais diversos meios de transporte, incluindo horário, tarifa, tempo de locomoção e algumas vantagens/desvantagens.
– Para melhor compreender cada uma das opções, leia os materiais recomendados por nós, destacados em vermelho e que redirecionam para outro site. Lá você irá encontrar informações detalhadas de horário, tarifa, bagagem, entre outros.

Pra começo de conversa, há 3 aeroportos que servem a capital estadunidense, e (pasmem) nenhum fica em DC. Pra entender, basta saber que DC é um distrito minúsculo, composto por apenas uma cidade (Washington), cuja função é semelhante ao nosso Distrito Federal (com exceção de que neste há mais de uma “cidade”). Pela lei, DC não é um estado (acreditava-se que colocar a capital federal em um estado daria um poder desproporcional a esse em relação aos outros), enquanto que o nosso DF é um pouco estado e um pouco município (ente híbrido).

Depois dessa breve explicação, voltemos ao objetivo do texto. Brevemente, os três aeroportos que servem DC são:

  • Washington National Airport (DCA): também chamado Ronald Reagan Washington National Airport. Fica no condado de Arlington, no estado da Virginia, a aproximadamente 6km do centro de Washington. É o mais próximo dos 3. Entretanto, não há voos diretos do Brasil para lá. Há voos com 1 escala pela Delta (para em Atlanta), American Airlines (Miami) e Air Canada (Toronto).
  • Dulles International Airport (IAD): fica na cidade de Dulles, na Virginia, a aproximadamente 43km de Washington, DC. É o mais famoso, mas conta com apenas um voo direto do Brasil: com a United, do Aeroporto Internacional de Guarulhos, diariamente (9h de voo). Há diversas outras companhias que realizam voos com escala para lá: Delta, American Airlines, Avianca, Copa, entre outras. Sendo assim, é o aeroporto que mais recebe voos internacionais.
  • Baltimore-Washington International Airport (BWI): localizado em Baltimore, no estado de Maryland, a aproximadamente 50km de DC. Assim como o DCA, recebe tanto voos internacionais quanto nacionais. Além disso, há apenas voos com escalas do Brasil. O diferencial é que o BWI é conhecido por abrigar várias companhias low-cost, que oferecem voos com preços menores.

Agora que você já sabe um pouquinho sobre cada um dos aeroportos que servem Washington, vamos descobrir como ir de cada um deles ao centro da capital estadunidense (e vice-versa).

Como ir do Washington National Airport (DCA) ao centro (e vice-versa)

Transporte público

É fácil, já que há uma estação do metrô de DC dentro do aeroporto. Também é a opção mais barata (entre $1,85 e $3,60, dependendo do horário e do destino). Entretanto, lembre-se de que pegar metrô com muita bagagem pode ser uma chateação, especialmente em horários de pico. Além disso, o metrô possui horários restritos (seg-qui 5h-23:30; sex 5h-1h; sáb 7h-1h; dom 8h-23h). Fora isso, num geral o metrô de DC é ótimo, os trens são novos e frequentes (exceto muito cedo ou muito tarde). A capilaridade do sistema, entretanto, não é como em Paris ou Londres, em que há estações em cada esquina (para ter uma noção geográfica de onde o metrô passa, clique aqui, e, no site, clique em ‘Rail’). Quanto ao deslocamento do aeroporto, não tem segredo: é só pegar a estação National Airport (que fica entre os terminas B e C do aeroporto) e ir para onde você quiser. Outra opção é simular todo o seu trajeto de forma personalizada pelo “Trip Planner” do site da própria companhia de metrô: só clicar aqui.

Localização da estação de metrô dentro do aeroporto. Do Terminal A, basta caminhar alguns minutos em direção ao terminal B. Siga a direção ‘Metro Station’ e guie-se pelo símbolo do metrô (‘M’)
Estação do aeroporto DCA (seta vermelha), que atende as linhas amarela e azul. A principal estação do sistema é L’Enfant Plaza, onde há conexões com várias outras linhas. Para chegar nela, é melhor pegar a linha amarela, já que é mais rápido. Lembre-se de pegar na DIREÇÃO CERTA, ou seja, Fort Totten (última estação da linha).

Táxi

Há um ponto na saída da área de retirada de bagagem do Terminal A e outros dois que servem os terminais B e C, na área de retirada de bagagem inferior, pelas portas 3 e 10. Mais fácil que isso, basta seguir as indicações no próprio aeroporto. Espere pagar entre $20 e $30 por uma corrida à região turística de DC.

Uber/Lyft

Dois serviços que funcionam muito bem em Washington. Basta pedir pelo aplicativo (conecte-se ao wifi do aeroporto) e aguardar na área informada pelo mesmo. A corrida deve sair entre $15 e $25.

Shuttle

Há diversas empresas que operam vans entre o DCA e o centro de Washington. Dentre elas, a GO Airport Shuttle e a SuperShuttle são as mais conhecidas, com preços a partir de $15.

Aluguel de carro

Uma ótima opção se você pretende ir para outras cidades. Para fazer uma estimativa de preços, clique na imagem da nossa parceira RentalCars, no lado direito da página. Lembre-se que fazer a reserva de forma antecipada geralmente é mais econômico! Além disso, se você a fizer através do nosso blog, estará nos ajudando a viajar um pouquinho mais e assim auxiliar outros viajantes, sem que você pague nada a mais por isso 😉

Como ir do Dulles International Airport (IAD) ao centro (e vice-versa)

Transporte público

São duas opções:

1) pegar o ônibus 5A em direção à estação L’Enfant Plaza (sempre confirme com o motorista!) e de lá fazer as conexões necessárias usando o sistema de metrô. Há um terminal onde os ônibus e vans param, bem em frente ao aeroporto. Lá, procure pela plaquinha do 5A. É ali onde ele para! A viagem custa $7,50 e você paga na entrada do ônibus, inserindo as cédulas e moedas numa máquina (importante: ela não dá troco!). O trajeto dura cerca de 1h. Para o caminho contrário, basta pegar o ônibus no entorno da L’Enfant Plaza, onde há placas do 5A (atente-se para o fato de que o local onde o ônibus chega não é o mesmo de onde ele parte);

Interior do Metrobus 5A

2) pegar o ônibus Silver Line Express, que sai da porta 4 da área de desembarque (há placas indicando) e vai até a estação Wiehle-Reston East, da linha Silver. Custa $5 e leva cerca de 10 minutos. Da estação, pegue o metrô para o centro de Washington (deve custar próximo de $6, dependendo do horário e da estação de destino). Para voltar, a lógica é a mesma.

*Os ônibus são equipados com bagageiro, mas o metrô não. Isso pode ser um inconveniente se você estiver com muitas malas!

Localização da parada dos ônibus SilverLine Express e Metrobus 5A (seta vermelha)

Táxi

É a opção mais cara, mas válida a depender da quantidade de bagagens e pessoas. Há indicações para os pontos de táxi nas placas do aeroporto, não tem segredo! A corrida para o centro de DC deve custar entre $60 e $80, a depender do trânsito e do destino.

Uber/Lyft

Ambos funcionam bem em Washington, porém nesse caso não são muito mais baratos que o táxi. Pela estimativa do aplicativo, uma corrida ao centro deve custar entre $40 e $60.

Shuttle

As empresas mais conceituadas são a GO Airport Shuttle e a SuperShuttle. O trajeto de van ao centro inicia nos $30 (com um adicional de $10 por pessoa). Para informações mais detalhadas, visite o site delas e faça uma estimativa.

Aluguel de carro

Uma ótima opção se você pretende ir para outras cidades. Para fazer uma estimativa de preços, clique na imagem da nossa parceira RentalCars, no lado direito da página. Lembre-se que fazer a reserva de forma antecipada geralmente é mais econômico! Além disso, se você a fizer através do nosso blog, estará nos ajudando a viajar um pouquinho mais e assim auxiliar outros viajantes, sem que você pague nada a mais por isso 😉

Como ir do Baltimore-Washington International Airport (BWI) ao centro (e vice-versa)

Transporte público

São 3 opções (vou listá-las da mais barata à mais cara):

1) usar o serviço de trem MARC (que liga DC a cidades de outros estados), que sai da Union Station e vai à estacão BWI Airport. De lá, basta pegar um shuttle gratuito até o seu terminal. A viagem dura aproximadamente 35 minutos e o bilhete de ida custa $7, fazendo dessa a opção mais barata. Você pode comprá-lo tanto na Union Station quanto na área de retirada de bagagem do BWI, adjacente à porta 1. Em dias úteis o serviço é frequente, entretanto nos finais de semana os trens são bem escassos (para mais informações clique aqui). O caminho inverso segue a mesma lógica (shuttle para estação BWI Airport > MARC até Union Station).

2) usar o serviço de trem da Amtrak, que também sai da Union Station e vai à estação BWI Airport. Shuttle gratuito também é oferecido. A viagem dura aproximadamente 30min e o one-way ticket varia de $15 a $45 (quanto antes comprar, mais barato). Como o serviço é mais caro e inflexibiliza o roteiro, visto que você deve comprar o bilhete com antecedência, não é uma opção tão boa. Apesar disso, há maior variedade de serviços e horários, conforme tabela.

Mapa do aeroporto de Baltimore

3) pegar o ônibus Metrobus B30 ($7,50; não há troco) do ponto em frente ao aeroporto e descer na estação Greenbelt, que faz parte da linha verde do metrô de Washington. De lá, faça as conexões necessárias para chegar ao seu destino. O mais fácil é o usar o Trip Planner do próprio sistema de transporte de DC, em que você personaliza o seu trajeto: para acessá-lo clique aqui.

*Tenha em mente que a maioria desses serviços não possui espaço reservado para bagagens largas 

Táxi

É uma opção bem salgada, por volta de $80, mas válida dependendo da quantidade de bagagem e pessoas. Há pontos de taxi logo na saída. Basta seguir as placas do aeroporto.

Uber/Lyft

A corrida deve sair entre $50 e $70. Basta pedir pelo aplicativo e aguardar no local indicado. Utilize o wi-fi do aeroporto.

Shuttle

As empresas mais conceituadas são a GO Airport Shuttle e a SuperShuttle. Calcule o valor do seu trajeto no próprio site.

Aluguel de carro

Uma ótima opção se você pretende ir para outras cidades. Para fazer uma estimativa de preços, clique na imagem da nossa parceira RentalCars, no lado direito da página. Lembre-se que fazer a reserva de forma antecipada geralmente é mais econômico! Além disso, se você a fizer através do nosso blog, estará nos ajudando a viajar um pouquinho mais e assim auxiliar outros viajantes, sem que você pague nada a mais por isso 😉

E aí? Gostou das nossas dicas? Tem alguma dúvida ou sugestão? Escreva nos comentários abaixo 😉

 

Gostou? Quer nos contar sua experiência de viagem? Deixe um comentário!