Após a Revolução de 1880, último episódio da guerra civil travada entre a Província de Buenos Aires e as demais províncias que compunham a Argentina, e com a derrota daquela, a cidade de Buenos Aires foi transformada em Distrito Federal. Sendo assim, ela não poderia mais ser capital da Argentina e da Província (“estado”) simultaneamente. Com isso, o ‘governador’ Dardo Rocha, empossado após a revolta, decidiu instalar a sede provincial em um outro local, em posição estratégica e de fácil acesso a partir da capital federal.
Em 1882, então, é fundada La Plata, primeira cidade planejada da Argentina. Hoje a capital da província de Buenos Aires é conhecida por suas universidades (das melhores no país) e museus e é uma ótima day-trip a partir da capital.
O que fazer em La Plata
1. Universidad Nacional de La Plata (UNLP)
Além de consagrada por ser uma das melhores faculdades da Argentina e berço de dois vencedores do Nobel da Paz (Carlos Saavedra Lamas, em 1936, e Adolfo Pérez Esquivel, 1980), a UNLP abriga em seu campus o Paseo del Bosque, o maior parque da cidade, que conta com um zoológico (quando estivemos lá estava fechado devido a problemas com o cuidado dos animais), um lago com pedalinho e um observatório astronômico. Além disso, não deixe de visitar o melhor museu da cidade (dito como um dos melhores da Argentina), o Museo de La Plata. Dedicado sobretudo às ciências naturais, conta com maestria a história da Argentina e da América Latina, além de expor diversos achados arqueológicos da região (destaque para o esqueleto original de um titanossauro herbívoro).
2. Plaza Mariano Moreno

É aqui que fica a atração mais marcante de La Plata, a Catedral de la Inmaculada Concepción. Inaugurada em 1932, a construção em estilo gótico chama a atenção pela sua cor avermelhada e pela inspiração em suas irmãs mais famosas, as catedrais de Amiens (França) e Colônia (Alemanha). Pode-se visitar o interior da igreja (gratuito), mas também um pequeno museu com a história dela, um mirante (dizem que em dias de boa visibilidade dá até pra ver Colonia del Sacramento) e a cripta onde Dardo Rocha está enterrado. Para essas três atrações há um bilhete conjunto que custa 80 pesos. A entrada fica ao nível da rua, no lado direito da escada que dá acesso à catedral.
Além disso, é bem no centro de praça que fica a Pedra de Fundação da cidade, colocada ali em 1882, ocasião em que Dardo Rocha proferiu a seguinte mensagem:
“Demos à nova capital o nome do rio magnífico que a banha, e depositamos embaixo desta pedra, esperando que aqui fiquem sepultadas para sempre, as rivalidades, os ódios, os rancores, e todas as paixões que retardaram por tanto tempo a prosperidade de nosso país.”
De frente para a catedral, no lado oposto da praça, encontra-se o imponente Palacio Municipal, construído nos anos 1880 em estilo renascentista alemão para abrigar a prefeitura da cidade. Pode-se fazer visitas guiadas gratuitas em dias úteis das 9h às 17h.
Para quem quer se aprofundar um pouco mais, há ainda na praça o Museu Dardo Rocha, que conta a história do fundador da cidade através de móveis e documentos antigos.
3. Plaza San Martín
A 1km da Plaza Mariano Moreno, abriga três importantes atrações: o Palacio de la Legislatura (cuja função se assemelha às assembleias legislativas brasileiras), em estilo neo-clássico, é aberto para visitas guiadas gratuitas (basta se inscrever aqui), mas vê-la por fora já é suficiente; a Casa de Gobierno, sede do poder executivo laplatense, não abre para visitas, mas também vale contemplá-la de fora; a Pasaje Dardo Rocha, antiga estação de trem da cidade que foi transformada em Centro Cultural. Lá dentro há o Museu de Arte Contemporânea Latino-americano, feiras temporárias e aulas de música, teatro e línguas.

4. Teatro Argentino
Considerado a segunda maior opera-house da Argentina, depois do Teatro Colón, localiza-se no caminho entre as duas praças acima. Pode-se fazer visitas guiadas pagas ou assistir a algum concerto. Para mais informações, clique aqui.
5. República das Crianças

Para quem estiver acompanhado de pequenos, vale visitar esse parque temático à la mini-mundo de Gramado. São diversas atrações em tamanho reduzido para que as crianças possam interagir e se divertir.
Como chegar a La Plata

Você pode pegar o ônibus 129 (La Plata), que sai da Estación Retiro (parada 106) e passa pela Av. 9 de Julio. Custa entre 35 e 40 pesos e o trajeto leva entre 1 e 2 horas, dependendo do trânsito. O serviço funciona das 4:30 às 00:00, todos os dias. Para mais informações clique aqui.
Outra opção (foi a que escolhemos) é pegar o o trem da linha ROCA para La Plata, partindo da Estación Constitución. Leva 1:15 e chega na Estação de La Plata, próximo à estação de ônibus e a cerca de 1km da Universidad Nacional de La Plata. Com SUBE a passagem de ida sai por $5,50. No dinheiro, $11. O serviço funciona das 5h às 21h. Para ver os horários detalhados clique aqui.


Para usar tanto o ônibus quanto o trem, é importante que você possua o cartão SUBE. Para saber como adquiri-lo e como usá-lo, clique aqui.
E aí, o que achou das dicas? Comenta aí embaixo 😉