Cafés e confeitarias mais legais de Floripa

Elaboramos uma lista dos cafés e confeitarias de que mais gostamos na Ilha. Todos esses lugares foram selecionados segundo nossa experiência pessoal. Segue abaixo:

Pannacotta Bakeshop

Entrada do café
Vitrine. Hummmm…
Interior do café
Mais do interior do café
Mini-cupcake de limão com amora, mini-cupcake de leite ninho e uma soda italiana de framboesa

Um café com um ambiente muito agradável e aconchegante. Bolos, cupcakes, taças, salgados… Há também muitas opções de bebida. Os bolos são particularmente bons (a fatia custa R$13,50) e os sabores variam entre Red Velvet, Chocolate com calda de chocolate, Chocolate com paçoquinha, Chocolate com doce de leite, Blue velvet, entre muitos outros. Os cupcakes também possuem sabores de respeito, entre eles leite ninho e amora com limão. Também são produzidos os famosos doces franceses, macarons, deliciosos por sinal, nos sabores limão siciliano, doce de leite, chocolate amargo, entre outros. Há opções de salgados (coxinha, pão de queijo, empanada) para quem não é muito fã de doces, e de bebidas (cafés, sodas italianas, cafés gelados). O café não costuma estar muito cheio, com exceção de sábado à tarde, dia em que pode ser difícil e demorado encontrar uma mesa disponível, até porque o lugar é pequeno. O atendimento é muito bom. Não há estacionamento no local, devendo utilizar as vagas da rua, que possui um número razoável delas. Ou se puder, vá a pé ou de bike, fica pertinho da UFSC.

Localização: R. Prof. Marcos Cardoso Filho, 61 – Córrego Grande.

Horários de atendimento: Terça a sábado das 12h30 às 19h.

O que não deixar de comer: Bolo Red Velvet

Fairyland Cupcakes

Vista do café para Santo Antônio de Lisboa, onde encontra-se um dos pores do sol mais incríveis da Ilha! (Foto retirada do Facebook do café)
O deck do café, muito disputado nos finais de semana de sol (Foto retirada do Facebook do café)
Vitrine (Foto retirada do Facebook do café)
Bolo quatro leites, nosso doce favorito! (Foto retirada do Facebook do café)
(Foto retirada do Facebook do café)

Um dos “points” mais famosos de Floripa, principalmente nos finais de tarde de sábados e domingos. Não é pra menos… O café possui vista privilegiada para Santo Antônio de Lisboa, onde há um dos pores do sol mais bonitos da Ilha da Magia, que pode ser visto da confeitaria. No quesito comida, a especialidade deles são os cupcakes, que possuem sabores variados (red velvet, cenoura com brigadeiro, brigadeiro belga branco e muitos outros) e que são muito bons. Apesar disso, do que mais gostamos lá é a torta Quatro Leites. Sensacional! Também há uma carta de bebidas que inclui cafés, bebidas geladas e por aí vai. Se for lá no fim de semana, tenha paciência: a esperar pode chegar a 1 hora. O atendimento é variável, me parecendo depender do dia em que você vai. O estacionamento do estabelecimento é pequeno, mas na rua há várias vagas disponíveis, que podem ser utilizadas por quem vai ficar por aqui.

Localização: Caminho dos Açores, 1740 – Santo Antônio de Lisboa.

Horários de atendimento: Terça a domingo das 14h às 20h. Na primeira terça do mês o café fecha.

O que não deixar de comer: Bolo Quatro Leites

Arbor Café

Interior do café (Foto retirada do Facebook do café)
(Foto retirada do Facebook do café)
Vitrine (Foto retirada do Facebook do café)
(Foto retirada do Facebook do café)
(Foto retirada do Facebook do café)

Um dos poucos estabelecimentos em Floripa que oferece cafés especiais, artesanais. Nós que vínhamos animados com essa tendência (a qual encontramos em outras cidades brasileiras como Brasília, Porto Alegre e Goiânia) tentávamos encontrar um lugar que tivesse o mesmo cuidado com a escolha do grão e com o preparo da bebida, como vínhamos vendo. O Arbor não é perfeito, mas é muito bom. Tomamos um espresso e achamos que estava bem condizente com o que queríamos. Também são oferecidos cafés filtrados (com métodos como Frenchpress e Hario V60), além de outras versões da bebida (capuccino, latte, macchiato). Também é possível encontrar salgados (pão de queijo, sanduíches e empanadas) e doces (bolos, docinhos), mas que não ocupam o mesmo papel de destaque que o café, servindo mais como acompanhantes da bebida. O atendimento é bem atencioso. A cafeteria não possui estacionamento próprio e fica no Centro da cidade, uma área complicada de estacionar. A melhor opção é o ônibus, que para no Terminal Central (TICEN).

Localização: Av. Pref. Osmar Cunha, 251 – 02 – Centro

Horários de atendimento: Segunda a sexta das 8h às 19h e sábado das 11h às 15h.

O que não deixar de beber: Espresso

Café do Mercado São Jorge 

Fachado do Mercado São Jorge
Interior do café, que fica dentro do Mercado São Jorge

Essa cafeteria fica dentro do Mercado São Jorge, um dos mercados mais legais da capital catarinense. Um sonho de lugar! Nada melhor que, depois de comprar de frutas e verduras orgânicas e deliciar-se com um almoço light, sentar para tomar um café bem preparado. Além do espresso e do ristretto, há os métodos filtrados (Hario V60 e Kalita Wave), os tradicionais latte e capuccino e os cafés gelados, além do cold brew (café extraído a frio). Esperávamos um pouco mais de qualidade pelo elevado preço. O atendimento é ótimo, super atencioso: não hesite em tirar as dúvidas em relação aos grãos e aos métodos de extração. No geral, acho que o que mais convida a ficar é o ambiente, moderno, espaçoso, limpo e harmonioso (lembra um pouco os mercados europeus). Não há estacionamento exclusivo do mercado, mas há várias vagas na rua. O acesso de ônibus, a pé ou de bike é fácil, já que o mercado fica perto da UDESC.

Localização: R. Brejauna, 130 – Itacorubi.

Horários de atendimento: Segunda a sexta das 9h às 20h e sábado das 9h às 16h.

O que não deixar de beber: Hario V60

Patrícia Goedert Doçaria

Interior do café

Vitrine
Cupcake de banoffee

Visitamos apenas a unidade de Santo Antônio de Lisboa, mas há também uma no Centro. O ambiente é muito bem decorado e harmônico, no entanto a qualidade dos doces deixa um pouco a desejar. Não é tão condizente com os preços (que são bem altos). O atendimento poderia ser melhor. De qualquer maneira, vale a pena se você tiver perto desses endereços e quiser usufruir de um café da tarde num ambiente relaxante. Na loja de Santo Antônio, que fica à beira da SC-401 (sentido Centro), há estacionamento exclusivo, mas na sede do Centro não. Se puder, vá de ônibus, a  pé ou de bike 😉

Localização: Rod. José Carlos Daux, 6977 (SC-401 sentido Centro) – Santo Antônio de Lisboa e Av. Pref. Osmar Cunha, 394 – Centro

Horários de atendimento: Santo Antônio de Lisboa: segunda a sexta das 10h às 20h e sábado das 13h às 20h. Centro: segunda a sábado das 11h às 20h.

O que não deixar de comer: Brigadeiro de pistache

Casa Formidabile

Mille Foglie (Foto retirada do Facebook do café))
Fachada do café (Foto retirada do Facebook do café)
Semifreddo al tiramisù e al pistacchio (Foto retirada do Facebook do café)
Cheesecake (Foto retirada do Facebook do café)
Seleção de mousses (Foto retirada do Facebook do café)

Esse café possui um proprietário italiano e o foco aqui são exatamente os doces italianos. Eu pessoalmente gosto de doces específicos (cannolo, panna cotta, gelato) e na minha opinião, o destaque aqui é o gelato, especificamente de pistache. Um digno da Itália! Há uma taça de Nutella com gelato (à escolha do cliente) que é simplesmente divino! Há diversos lugares para se sentar e o atendimento é razoável (às vezes demorado). Há estacionamento exclusivo para clientes, com um grande número de vagas. Ou se puder, vá a pé, de bike ou de ônibus 😉

Localização: R. Vera Linhares de Andrade, s/n – Córrego Grande

Horários de atendimento: Terça a sábado das 11h às 22h e domingos das 12h às 20h.

O que não deixar de comer: Gelato de pistache


O que achou das dicas? Deixe seu comentário abaixo 😉

 

 

 

Gostou? Quer nos contar sua experiência de viagem? Deixe um comentário!